Por que conhecer Mar del Plata?
Sou suspeita para falar de Mar del Plata, pois eu realmente gosto muito da cidade e de morar aqui! Mas depois do feedback da minha família e dos amigos que vieram me visitar, acho que já posso defendê-la! Inclusive minha mãe quando conheceu pela primeira vez me disse: "Agora eu entendi porque tu quis vir morar aqui".
Talvez gostar ou não da cidade tenha a ver - além dos gostos particulares de cada um, claro - sobre o que esperar de Mar del Plata! Por isso já vou avisando: embora o principal atrativo turístico de Mar del Plata seja a praia, para mim, não é a praia o principal atrativo turístico de Mar del Plata!
Me explico:
Pensar Mar del Plata como um turismo de praia é desleal quando no Brasil temos centenas de praias incríveis. Já estive em quase todo canto do litoral brasileiro, e realmente não há como competir! E não tem a ver com a beleza, e sim com o clima.
Mar del Plata está ao sudeste da Argentina, o mar é frio, o verão dura pouco e tem muito vento, ou seja, são poucos dias no ano que realmente é possível aproveitar a praia com aquele lema "sombra, calor e água fresca". Isso não quer dizer que as praias de Mar del Plata não são bonitas, ao contrário, tem praia em Mar del Plata que supera em beleza muitas praias brasileiras, principalmente àquelas que estão no litoral do Rio Grande do Sul.
Por isso, para mim, a praia não é o principal atrativo turístico de Mar del Plata!
Mas então, por que conhecer Mar del Plata?
Meu encantamento por Mar del Plata vem pela combinação (quase perfeita) entre paisagem natural (mar e serra), urbanização, arquitetura e gastronomia! Ou seja, é uma cidade que você pode contemplar o mar ou as serras tomando um bom café ou uma boa cerveja, comendo em um restaurante com uma arquitetura peculiar, ou então fazendo um picnic em qualquer ponto dos mais 40km contínuos de costa! E por mais que esses pontos também existam em muitos lugares do Brasil, te garanto que são poucos em que a combinação fica tão boa e diversa como em Mar del Plata, pois você pode escolher entre áreas mais urbanizadas e áreas mais virgens, como a região em que estão as falésias (sim, Mar del Plata tem falésias!).
E não é só de costa que vive Mar del Plata, a cidade tem muitas atividades culturais, museus, passeios de compra, restaurantes, cervejarias, cafeterias, sorveterias, praças, feiras de artesanato, lugares para fazer atividade física, bairros com urbanização particular, passeio de barco, praias, falésias, laguna, lobos marinhos, porto de barcos e veleiros, clubes de golf, serra e muito casarão que vale a pena conhecer! Além também das outras cidades da chamada "Costa Atlântica" que estão próximas, como Miramar, Santa Clara del Mar, Mar Chiquita, Mar de las Pampas, Cariló, Villa Gesell e Pinamar, cada uma dessas cidades vale o passeio, pois embora também tenham o mesmo problema em relação ao clima, elas surpreendem na combinação entre paisagem natural, urbanização, arquitetura e gastronomia!
Obviamente nem tudo é flores em Mar del Plata, como qualquer outra cidade, tem seus problemas sociais, econômicos e políticos, pois embora as pessoas achem que é uma cidade pequena, Mar del Plata é grande, durante o ano a quantidade de habitantes é de 700mil e no verão pode superar 1 milhão! Normalmente quando somos turistas, felizmente (ou infelizmente), não temos conhecimento da realidade dos lugares que estamos visitando! Então se você vem a Mar del Plata a turismo, provavelmente pouco perceberá os problemas da cidade, mas se você vem para morar, você vai se dando conta com o passar do tempo! Uma questão que sempre levamos em conta quando decidimos conhecer um lugar é a segurança. Se você perguntar para um marplatense se a cidade é segura eles vão te dizer que não, mas como eu sou brasileira te direi que sim, é segura! Se você se deslocar pelos pontos turísticos de Mar del Plata é muito improvável que tenha problema com assalto ou roubo, claro que não é o lugar mais seguro no mundo, mas tendo os cuidados básicos, sua viagem não terá nenhum problema desse tipo!
Para trazer um pouco mais da realidade, destaco dois pontos a considerar que você pode se deparar como turista: o atendimento no comércio e restaurantes e o clima!
Em relação ao atendimento faço esse destaque pois é um comentário muito comum de turistas brasileiros que viajam pela Argentina! Realmente não existem comparação entre o atendimento que temos no Brasil com o atendimento que temos aqui, e inclusive ouso dizer que não dá para comparar o atendimento do Brasil com o de muitos países! Então não espere ser atendido como um brasileiro te atenderia, mas fique aberto para se surpreender, pois em muitos lugares terás um atendimento super bom!
Em relação ao clima, como disse antes, Mar del Plata está ao sudeste da Argentina, e calor fará somente nos meses de verão, e alguns dias na primavera! No verão terão dias com mais de 30ºC, mas pode ser que também tenham dias que com até 15ºC em pleno janeiro e fevereiro! Ou seja, o clima varia muito, então é sempre bom vir preparado para sentir um pouco de frio! No inverno fará sempre frio e é o período com mais chuvas, então venha preparado para sentir bastante frio! O bom é que aqui na Argentina os locais são todos construídos para as baixas temperaturas, e você só sentirá frio quando estiver na rua!
Enfim, nessa postagem quis mostrar uma opinião pessoal geral sobre por que conhecer Mar del Plata!
Nas outras postagens destacarei os pontos turísticos com mais detalhes!
Nas outras postagens destacarei os pontos turísticos com mais detalhes!
Comentários
Postar um comentário